Note: To check the interview in English, click here.

O Fulham Football Club possui 138 anos de existĂȘncia. Um fato curioso Ă© que, apesar de tantos anos de histĂłria e tendo passado bons momentos na elite do futebol inglĂȘs, nenhum jogador nascido no Brasil havia jogado pelo clube. Mas, no Ășltimo dia da janela de transferĂȘncias para a temporada 2016/17, o paulistano Lucas Piazon foi anunciado como reforço e acabou se tornando o primeiro brasileiro a vestir a camisa Cottager.

E, recentemente, o Fulham FC Brasil, responsĂĄveis por trazer as informaçÔes e notĂ­cias do Fulham em portuguĂȘs, conseguiu uma entrevista exclusiva com o Piazon. Ou seja, a principal pĂĄgina relacionada ao Fulham no Brasil entrevistando o primeiro jogador brasileiro a jogar no clube.

Lucas Domingues Piazon, 23, Ă© fruto das categorias de base do SĂŁo Paulo. ApĂłs se destacar em alguns torneios entre os jovens da equipe paulista e tambĂ©m com as divisĂ”es de base da Seleção Brasileira, Piazon foi contratado pelo Chelsea em 2011, aos 17 anos. Em 2012, foi eleito o Jogador Jovem do Ano do Chelsea. Fez sua estreia na Premier League em dezembro de 2012, na vitĂłria dos Blues sobre o Aston Villa por 8 a 0, dando uma assistĂȘncia para um gol de Ramires. PorĂ©m, em janeiro de 2013, teve inĂ­cio o ciclo de emprĂ©stimos do jogador: MalĂĄga (Espanha), Vitesse (Holanda), Eintracht Frankfurt (Alemanha) e Reading, atĂ© chegar ao Fulham. O atacante assinou por apenas seis meses, mas, em janeiro deste ano, Piazon renovou com o Fulham atĂ© o final da atual temporada.


Assinatura da renovação de contrato com os Whites (fonte: twitter.com/lucaspiazon)
Como uma forma de reconhecimento a quem nos acompanha nas redes sociais, solicitamos através de nossas påginas no Facebook e Twitter que nossos seguidores participassem da entrevista, nos enviando perguntas. Do montante que nos foi enviado, cinco foram escolhidas e incluídas na entrevista. Para não deixar o papo muito extenso, optamos por incluí-las junto as que jå estavam no roteiro. Portanto, as perguntas que foram feitas pelos seguidores estarão sublinhadas e serão acompanhadas do nome do responsåvel.

Fulham FC Brasil: Ao assinar com o Fulham, vocĂȘ se tornou o primeiro brasileiro a vestir a camisa cottager. JĂĄ era do seu conhecimento este fato antes de assinar ou ficou sabendo depois de ter sido anunciado como reforço? Como se sente ao saber que vocĂȘ entrou para a histĂłria do clube por esse motivo? (Noah Niall - https://www.facebook.com/noah.niall)

Lucas Piazon: Então, não sabia que eu seria o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Fulham. Há 10, 20 anos atrás era difícil um brasileiro vir jogar na Inglaterra e me sinto feliz. É uma curiosidade legal pra se contar no futuro.

FFC Brasil: Sua chegada Ă  Craven Cottage no deadline day acabou sendo uma surpresa para muitos torcedores, visto que sua contratação nĂŁo havia sido especulada anteriormente, como acontece quando surgem rumores. A negociação com o clube jĂĄ vinha acontecendo dias antes ou tudo aconteceu mesmo no Ășltimo dia? O que fez vocĂȘ optar por jogar pelo Fulham? (@charlie_nico11)

LP: Acabou sendo no Ășltimo dia mesmo, no dia 30, tudo muito rĂĄpido. O Fulham sempre foi um time que desde minha vinda para a Inglaterra sempre me chamou atenção.

FFC Brasil: VocĂȘ acabou saindo do Brasil muito jovem, quando ainda era apontado com uma promessa do SĂŁo Paulo. Por que optou por ir tĂŁo cedo pra Europa? Em algum momento se arrependeu por ter feito essa escolha?

LP: Nunca me arrependo dessa decisĂŁo e eu tomei ela porque achei que fosse a melhor coisa a se fazer. NĂŁo me arrependo, muito pelo contrĂĄrio, estou muito feliz no Fulham.


FFC Brasil: VocĂȘ jĂĄ teve alguma proposta para retornar ao futebol brasileiro? Caso sim, o que o fez continuar jogando na Europa?


LP: Proposta firme mesmo nenhuma, mas nem pretendo por agora também.

FFC Brasil: Apesar de ter chegado muito jovem Ă  Europa, vocĂȘ jĂĄ rodou por alguns paĂ­ses. Em entrevistas recentes, vocĂȘ expressou sua insatisfação com tantos emprĂ©stimos e a vontade em se estabilizar em alguma equipe. Acredita que agora, no Fulham, seja o momento ideal para isso?

LP: Sinceramente eu adoraria continuar por aqui.


Suas comemoraçÔes sempre com muita vibração (fonte: fulhamfc.com)
FFC Brasil: VocĂȘ jĂĄ disputou jogos pelas principais ligas no mundo, como a BBVA, Bundesliga, Eredivisie e conhece a Premier League, mesmo nĂŁo tendo uma sequĂȘncia pelo Chelsea. Quais as diferenças, no estilo de jogo, nas estruturas e de maneira geral, de jogar nessas competiçÔes quando comparado a Championship? E fora das quatro linhas, quais as principais diferenças da cultura e do convĂ­vio dos cinco paĂ­ses diferentes pelo qual vocĂȘ jogou? (@RicardoORamalho)

LP: Espanha, Brasil e Holanda tĂȘm um estilo mais parecido. Jogo na Espanha Ă© bem tĂĄtico, nĂŁo Ă© tĂŁo brigado como aqui na Inglaterra. Aqui e na Alemanha exige-se um pouco mais no sentido de força, entrega. VocĂȘ tem que tĂĄ no seu melhor todo jogo.

FFC Brasil: Como estĂĄ sendo viver em Londres novamente? Quais os pontos que mais gosta na cidade?

LP: Reading Ă© do lado de Londres entĂŁo eu tava sempre aqui, minha parte preferida Ă© por onde eu moro mesmo, entre Fulham e Chelsea.

FFC Brasil: O tĂ©cnico Slavisa Jokanovic vem tendo o seu estilo de jogo muito elogiado nesta temporada, atĂ© mesmo pelos torcedores e por tĂ©cnicos adversĂĄrios. Como Ă© trabalhar sob seu comando e se adaptar a este estilo?

LP: Estilo de jogo dele Ă© ofensivo, trabalhar a bola, ficar com a bola, trocar passes e criar chances. Perfeito para um brasileiro.

FFC Brasil: O time vem fazendo muitos gols, mas tambĂ©m perdendo muitas oportunidades. Pela primeira vez desde que caiu, luta para subir. O que falta para a equipe ser mais consistente e conseguir bons resultados em sequĂȘncia?

LP: É normal perder algumas chances quando se cria muito. Nos Ășltimos jogos o time tem se mostrado bem focado tanto na defesa quanto no ataque e Ă© isso que nĂłs precisamos, ser forte nas duas ĂĄreas.

FFC Brasil: E como Ă© o convĂ­vio com os demais jogadores do elenco? Quem Ă© o jogador mais extrovertido e o mais introvertido? Com qual jogador vocĂȘ possui mais afinidade? (@FulhamJason)

LP: Mais extrovertido Ă© o Kevin Mcdonald, sem dĂșvidas. O mais quietinho Ă© o Ryan Sessegnon e com quem eu me aproximei bastante nas Ășltimas semanas foi do Michael Madl.


Lucas Piazon ao lado do zagueiro Michael Madl (fonte: instagram.com/lpiazon)
FFC Brasil: Mesmo com pouco tempo, vocĂȘ jĂĄ conquistou o carinho dos torcedores com suas boas apresentaçÔes e seus gols marcados. Dentre todos os clubes para os quais vocĂȘ jogou por emprĂ©stimo, Ă© no Fulham que vocĂȘ tem atingido as suas melhores exibiçÔes? (Pedro Henrique - https://www.facebook.com/pedrohckruger)

LP: Pode se dizer que sim. Na Holanda eu tive um destaque grande também, mas aqui acho que estou conseguindo ser mais regular.

FFC Brasil: E pra finalizar, a pergunta que mais recebemos dos torcedores que colaboraram com a entrevista: Pretende continuar no Fulham em 2017/18, independentemente do resultado final da temporada atual?

LP: O resultado final dessa temporada seria apenas um detalhe nessa decisĂŁo. Eu gostaria de ficar independentemente de subir esse ano ou nĂŁo.

FFC Brasil: Lucas, fica aqui o nosso mais sincero agradecimento por ter nos concedido essa entrevista. Ficamos extremamente felizes em poder entrevistar o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Fulham e, assim como grande parte da torcida, esperamos que sua histĂłria em Craven Cottage continue por muitas temporadas. Um forte abraço e deixe um recado paras os torcedores:

LP: Obrigado pela torcida e por acompanhar o Fulham aĂ­ do Brasil. Vou contar pro pessoal aqui do clube sobre o trabalho de vocĂȘs e acredito que eles gostarĂŁo de saber que no Brasil tem um pouquinho de nĂłs tambĂ©m.

Queremos deixar os nossos mais sinceros agradecimentos ao Lucas Piazon pela disponibilidade em ter nos concedido essa entrevista; ao Fabiano de Souza (@fabianodesouza), seu assessor de imprensa, que nos atendeu muito gentilmente, sempre muito solĂ­cito e foi o responsĂĄvel por intermediar essa nossa conversa com o jogador; ao Matheus Schenk (@matheuschenk), ex-colaborador do blog, que atendeu ao nosso pedido e nos ajudou com a entrevista e, por fim, agradecer a todos os seguidores que nos acompanham e colaboraram enviando perguntas.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio