O Fulham confirmou, no início da noite desta sexta, que o bilionário paquistanês naturalizado americano Shahid Khan (foto) é o seu novo proprietário, substituindo o egípcio Mohamed Al Fayed, que ocupou o cargo de dono do clube desde 1997. Khan, CEO do grupo Flex-N-Gate e dono do time de futebol americano Jacksonville Jaguars, assume 100% dos negócios da equipe londrina. De acordo com a revista "Forbes", os valores da negociação giram em torno de US$ 300 milhões (R$ 676 milhões).

"Meu tempo à frente do Fulham Football Clube um dia chegaria ao fim, e eu sinto que o tempo já chegou", destacou, em nota, Al Fayed. "É o momento certo, porque encontrei em Shahid Khan um homem muito bom para aceitar a responsabilidade e o privilégio que eu tenho apreciado com o Fulham desde 1997. O clube estará em boas mãos com Shahid, cujo sucesso nos negócios e paixão pelo esporte são evidentes", continuou.

Já o novo mandatário afirmou estar "honrado em aceitar o desafio e agradeço Al Fayed por 16 anos de serviço excepcional para o clube. Al Fayed resgatou o Fulham numa hora de necessidade e o levou para um lugar sustentado na Premier League".

"O Fulham é o clube perfeito no momento perfeito para mim. Minha prioridade é garantir ao clube um futuro viável e sustentável para que os fãs de gerações presentes e futuras possam se orgulhar", disse Khan.

Aos 62 anos, o paquistanês é CEO da Flex-N-Gate, 14° maior fornecedor automotivo dos EUA. Desde 2011, é dono do Jaguars, sendo o primeiro proprietário do clube na história. Atualmente, possui uma fortuna avaliada em US$ 2,9 bilhões (R$ 6,5 bilhões), sendo a 491ª pessoa mais rica do mundo, ainda segundo ranking da "Forbes".

Em sua declaração de despedida, Mohammed Al Fayed citou grandes momentos de sua gestão, como os títulos da League One e da Championship: "Tivemos ainda alguns momentos memoráveis na Europa. Fulham vs Juventus foi provavelmente o maior jogo que já vi em Craven Cottage. E ver os nossos fãs presentes na final da Liga Europa, em Hamburgo, é uma cena que vai ficar comigo para sempre".

Al Fayed encerrou sua nota dizendo que é o momento certo para se aposentar e passar o tempo jogando futebol com seus netos. "Sou muito grato aos torcedores do Fulham, os mais incríveis do mundo. Eu nunca iria decepcioná-los. Eu passei o clube a um homem talentoso, honesto e altamente capaz. E um grande desportista. Agora uma nova era amanhece. Come On You Whites!"

Confira a nota completa de Al Fayed aqui.